sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Os meus primeiros quinze dias como e-learner
Nos últimos quinze dias, vivi uma nova experiência de ensino, completamente diferente das que vivenciei até agora. Já frequentei um curso de formação num regime semelhante, mas não teve qualquer comparação. Nesse curso, tinha frequentemente a sensação de que estava sozinha no mundo. Não havia comunicação entre estudantes e pouco mais fazíamos do que ler informação e responder a alguns questionários on-line. Estas duas semanas foram uma experiência radicalmente oposta. A interacção foi tanta que se criou mesmo a ideia de que existe uma turma, um conjunto de pessoas (professoras e alunos) que existem realmente e que se vão tornando gradualmente familiares.
Mais do que a aprendizagem de conteúdos, a aprendizagem de processos foi o objectivo do módulo que todos frequentámos e creio que posso seguramente afirmar que foi muito proveitoso. Nem tudo se fez exactamente como se esperava, mas foi com essas falhas que se pôde aprender. Nem tudo me correu como eu desejava, pois tive vários problemas técnicos a resolver, mas a existência deste módulo de ambientação permitiu-me fazer o diagnóstico do que é necessário ultrapassar para que tudo esteja a postos no dia 1 de Março. Nas semanas que faltam até lá, poderei colmatar essas falhas.
Um último aspecto que gostaria de referir é que, pela amostra, ser um e-estudante é uma experiência muito interessante e parece-me que até conseguirá existir uma maior partilha de conhecimentos do que num curso "convencional", pois até os mais tímidos entrarão nas discussões, o que, se calhar, não aconteceria doutra forma.
Desejo, por isso, a todos os meus colegas de curso (e professoras também) uma excelente jornada e aguardo rever-vos a todos muito em breve.
Ana Maria

5 comentários:

  1. Sem dúvida que a aprendizagem desenvolvida ao longo destes módulo foi uma aprendizagem de processos.
    Muitas vezes os recursos tecnologicos pregam-nos partidas.
    Confesso que tenho algum receio que o tempo que despendemos com as tecnologias, seja demasiadamente excessivo, nomeadamente quando sentimos dificuldades e teimamos em ultrapassa-las sozinhos.
    Num dos textos que li, os seus autores referiam que quando os alunos sentem dificuldades, deverão contactar o docente ou a equipa de suporte.
    Como é do conhecimento geral, a internet é uma fonte de informação, no entanto existem dois
    aspectos que gostaria de deixar em aberto:

    - O rigor e a qualidade da informação disponível na Web;

    - A Web encarada como uma fonte de distracção;

    Nuno Miguel Oliveira

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. Olá Admin, em tempos fui informático e posso afirmar que uma boa parte dos informáticos detestam computadores e o Windows pois falham sempre quando contamos com eles...
    Concordo consigo nos dois pontos que aponta, por isso contamos com a experiência dos nossos professores do mestrado.

    Olá Ana, estes primeiros 15 dias vão ficar na nossa memória, não voltarás a te sentir só como e-estudante, pois aprendemos algo de novo neste módulo de ambientação.
    Apedro

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  4. Concordo com os colegas e contigo. Este módulo de ambientação foi muito importante para reforçar laçõs da nossa comunidade e para aprender a utilizar as novas ferramentas.

    Continuação de bom mestrado e que as dificuldades se vão dissipando ao longo do tempo.

    =)

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  5. Olá Ana,
    Este Módulo de Ambientação foi muito importante em todas as vertentes. Vou citar "...A interacção foi tanta que se criou mesmo a ideia de que existe uma turma, A interacção foi tanta que se criou mesmo a ideia de que existe uma turma ..." e existe mesmo. Ela não é de todo virtual, estamos aqui ou aí, mas estamos já a nos formar como uma turma.
    Quanto às dificuldades técnicas, o importante é que não nos deixemos desmotivar por elas e gostei muito do pensamento positivo de que no dia 1 estará a postos e com melhores condições.
    Muito sucesso para o Mestrado
    MJoão

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