sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Os meus primeiros quinze dias como e-learner
Nos últimos quinze dias, vivi uma nova experiência de ensino, completamente diferente das que vivenciei até agora. Já frequentei um curso de formação num regime semelhante, mas não teve qualquer comparação. Nesse curso, tinha frequentemente a sensação de que estava sozinha no mundo. Não havia comunicação entre estudantes e pouco mais fazíamos do que ler informação e responder a alguns questionários on-line. Estas duas semanas foram uma experiência radicalmente oposta. A interacção foi tanta que se criou mesmo a ideia de que existe uma turma, um conjunto de pessoas (professoras e alunos) que existem realmente e que se vão tornando gradualmente familiares.
Mais do que a aprendizagem de conteúdos, a aprendizagem de processos foi o objectivo do módulo que todos frequentámos e creio que posso seguramente afirmar que foi muito proveitoso. Nem tudo se fez exactamente como se esperava, mas foi com essas falhas que se pôde aprender. Nem tudo me correu como eu desejava, pois tive vários problemas técnicos a resolver, mas a existência deste módulo de ambientação permitiu-me fazer o diagnóstico do que é necessário ultrapassar para que tudo esteja a postos no dia 1 de Março. Nas semanas que faltam até lá, poderei colmatar essas falhas.
Um último aspecto que gostaria de referir é que, pela amostra, ser um e-estudante é uma experiência muito interessante e parece-me que até conseguirá existir uma maior partilha de conhecimentos do que num curso "convencional", pois até os mais tímidos entrarão nas discussões, o que, se calhar, não aconteceria doutra forma.
Desejo, por isso, a todos os meus colegas de curso (e professoras também) uma excelente jornada e aguardo rever-vos a todos muito em breve.
Ana Maria